Você já deve ter escutado ou lido muitas vezes a frase “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Alguns contestam essa afirmação, mas quando o assunto é fotografia para redes sociais esta frase é bem adequada.
Na verdade, em um estudo de pesquisa da eMarketer , as fotografias representavam 75% do conteúdo publicado nas páginas do Facebook em todo o mundo.
As fotos também são o tipo de conteúdo mais envolvente no Facebook com uma enorme taxa de interação de 87% entre os fãs. As fotografias foram compartilhadas mais do que qualquer outro tipo de conteúdo.
Por que a fotografia é tão importante?
Com o advento das mídias sociais, as imagens tornaram-se a linguagem universal em que pessoas de todo o mundo podem se conectar.
As marcas estão usando imagens para se conectar com seus usuários, mantendo-se fiel à sua marca. A boa fotografia ajuda a criar relacionamentos através de imagens digitais.
Em uma peça publicitária, 90% do poder de sedução está atribuído a uma boa imagem – seja uma ótima fotografia, ou uma composição bem feita de imagens reais ou criadas digitalmente. A eficácia das fotografias nos anúncios está intimamente ligada aos estereótipos que já são explorados há décadas. Alguns exemplos: Campanhas de produtos de beleza, onde as mulheres sempre aparecem satisfeitas, com a pele perfeita e os cabelos extremamente brilhosos; ou as campanhas de cerveja, onde aparecem mulheres lindas com corpos que esbanjam saúde.
Criar uma cena tão boa que faça a pessoa querer viver aquilo é o objetivo da maioria dos fotógrafos de produtos. Quando o produto ou marca está relacionado a alimentação, o trabalho tem que ser impecável a ponto de despertar o desejo de quem olha, mesmo que esta pessoa não esteja com fome.
Muita polêmica é criada em torno de fotos que não condizem com a realidade do produto, o que caracterizaria propaganda enganosa, se não fosse a “frase mágica” sempre publicada em algum cantinho da imagem: “Imagem meramente ilustrativa”.
Na verdade o grande pulo do gato é publicar fotografias de produtos que representem o seu melhor, mesmo que precise de um fotógrafo profissional. Um estúdio fotográfico pode realçar as qualidades de seu produto, valorizar ou dar idéia exata de características que podem aumentar a chance de venda online.